Gravar álbum – Música Popular Portuguesa
Dentro do nosso currículo da gravação já tivemos de tudo um pouco: Metal, Rock, Blues, Jazz, Percussão, House, Pimba, Pop, Unplugged, Funk, e outros géneros que nem sabemos bem classificar. Mas é caricato que nunca nos tinha calhado na rifa um conjunto de Música Popular Portuguesa; algo tão convencional, abundante no nosso Pais e com instrumentos pouco complicados de gravar.
Por isso quando recebi um dia um telefonema de um amigo de longa data a fazer-me a proposta de gravar o “Grupo de Cantares de São Roque” nem hesitei.
O grupo é constituído por 9 pessoas:
- Uma voz masculina e uma feminina
- Um bandolim (solista)
- Duas guitarras (uma delas desempenhando o papel de baixo)
- Uma viola braguesa
- Um cavaquinho
- Um bombo
- Um triângulo (mais conhecido como os “ferrinhos”)
- Uma pandeireta
Como o orçamento era bastante limitado, decidimos então trabalhar num regime de pagamento (á hora), pois assim os músicos dariam o seu melhor para gravar tudo no menor tempo possível.
Outra característica relevante foi o local de gravação. Embora eles tivessem a oportunidade de conseguir alguns espaços de qualidade, como era o caso de uma tuna e um anfiteatro, decidiram por unanimidade que o local ideal para gravar seria a sala de ensaio do grupo, que era nada mais nada menos que a cozinha de um dos elementos. Depois de ouvir um ensaio do grupo, cheguei à conclusão de que o som da sala serviria perfeitamente para o efeito. Bastava aplicar algumas alcatifas no chão e uns cobertores numa parede de tijoleira para contrariar algum Reverb mais indesejado.
Em apenas um dia conseguimos gravar 12 temas para a gravação do álbum, sendo o mesmo para comemorar os 25 anos de carreira. Parabéns a todos os elementos do grupo pelos anos de carreira.
Ainda não existem respostas.