Blog, Dicas, Reparação de Guitarras

Colar Braço de Guitarra – Gibson Fake

São frequentes na nossa caixa de correio (info@fratermusic.com) os pedidos de orçamento para guitarras partidas. Desta vez, vos mostro um caso peculiar, e acho, que único no nosso atelier: Uma guitarra que partiu antes de ser estreada.

Tudo começa quando um pai dedicado decide comprar uma guitarra eléctrica para o seu filho. Mas a sua escolha recaiu numa Gibson Les Paul Custom “Made in China”.

O preço era muito mais simpático do que uma Gibson “Made in USA”. Não obstante, os problemas começam aquando a abertura da caixa: O braço da guitarra estava partido.

Restava agora a nossa equipa resolver o problema.

Já na parte da colagem se tornou “um osso duro roer”, com a pressão das cordas e um bom tempo dentro de contentores, barcos e alfândegas, a madeira do braço deformou seriamente. Com a pressão dos grampos conseguimos colocar a escala no sítio, mas com um pequeno desnível. Depois de colado tivemos então de fazer uma troca de trastes parcial para acertar a escala.

O binding partiu e lamentavelmente não conseguimos disfarçar a falha como gostaríamos. Contudo, está na hora de procurar uma maneira de o fazer (novos desafios).

A nível de pintura, tivemos também outros assuntos para debater. A cor avermelhada desta guitarra era muito translúcida. Tivemos então que colocar um verniz mais opaco, para ocultar a zona de ruptura.

Foi um trabalho árduo e pouco compensador, mas colocamos a “asiática” a tocar novamente. E com um bocado de sorte o novo dono não se aperceberá da falha.

Temos o dever moral de aconselhar a todos aqueles que estão interessados em comprar uma guitarra. Por favor: “Não gastem o vosso dinheiro nestas guitarras falsificadas

Embora os falsificantes se tenham dado ao trabalho de copiar muito bem as originais, falham em aspectos bem importantes como: colas, Pickups e qualidade do hardware. O preço ronda acima dos 300€ sem usufruir de “garantias”.

Nestas condições já se conseguem guitarras decentes no mercado europeu.

Porquê arriscar?

Para além disso estaríamos a contribuir para a pirataria e contrafacção. Sejamos honestos, o verdadeiro som vem dos nossos dedos, não das palavras que estão escritas no headstock. Se é para impressionar os amigos é melhor desenganar-se: Arriscámo-nos a ser catalogados como mentirosos ou ingénuos.

E para finalizar: Aqueles que tencionam vender uma guitarra destas como originais esqueçam essa ideia. Podem ter a hipótese de ir para atrás das grades…

10 thoughts on “Colar Braço de Guitarra – Gibson Fake

  1. diz:

    Saiu mais cara que que o que se esperava..
    para a próxima compra uma vintage v100 !

  2. Hugo Abreu diz:

    Um bom exemplo do barato sai caro, não significa que seja sempre mas nestas cenas de imitações e contrafacções é fatal…

    Nada melhor do que seguirem o concelho aqui dado e correr e exprimentar até encontrar o que se gosta existem N de marcas que nem conhecemos que nos supreendem nem que seja apenas naquele exemplar que exprimentamos, não é por ser da marca x ou y que terá necessariamente o que pretendemos porque cada instrumento é unico..

    Abraços Zé e um bom 2011 pra todos

    1. Obrigado Hugo pelo teu comentário.

  3. Miguel diz:

    Grande surpresa a minha. Visito este sitio pela primeira vez e digo: já não ouvia falar tanto e tão bem de guitarra a muito muito tempo….

    Retenho dois comentários vossos:

    “Sejamos honestos, o verdadeiro som vem dos nossos dedos, não das palavras que estão escritas no headstock”. quando digo isto as pessoas pensam que estou a brincar mas é mesmo assim.

    e

    “para a próxima compra uma vintage v100”:
    para quem nao dispensa os clássicos, aqui tem uma boa compra a um preço um pouco mais acessivel.

    Aquele abraço e continuação de um bom trabalho

    1. Obrigado Miguel pelo seu comentário. Espero que venha cá mais vezes…

  4. Wagno diz:

    “o verdadeiro som vem dos nossos dedos, não das palavras que estão escritas no headstock” cara essa foi la dentro do coração, vou fazer um quadro e colocar essa frase, pura verdade.

  5. Oscar Alho diz:

    Chineses do raio que os parta!! Que merda de gentinha meu!!!!

  6. Ale diz:

    Olá! Tenho uma Gibson Sg Standart ano +- 1992. Comprei na Ac Music em Maimi. Ela estava em um tripé e a faxineira derrubou fazendo o braço bater na parede. Ficou quase que igual a esta . Existe uma esperança?. Gostaria de vendê-la não pelo estado. Mas sim, por necessidade. Obrigado por enquanto.

    1. admin diz:

      Sim, existe esperança.
      Basta enviar mail e fotografias para fazer o orçamento.
      Cump.

  7. Ale diz:

    Farei isto. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *